FAVELA HACKLAB

Arte, tecnologia e comunidade

Laboratório educativo de invenção (“maker”) instalado de forma itinerante em comunidades periféricas de metrópoles brasileiras, com um programa de formação em arte e tecnologia voltado a públicos diversos. Projeto incentivador de sustentabilidade ambiental e econômica. As ações acontecem organizadas em “temporadas”, com conteúdo didático customizado para os diferentes perfis de participantes em cada “episódio”.

Parceria: Associação ARebeldia

Local: Alto Vera Cruz – BH
Data: 2019 / 2020

T01E01:HACKLAB JOVEM


Alto Vera Cruz – BH / MG

Programa com duração de dois meses, direcionado a crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos. Conteúdos trabalhados: socialização, criatividade, sustentabilidade, composição gráfica, design de produto, manuseio de ferramentas, instalações elétricas, eletrônica, robótica.

6 semanas / 12 encontros / 48 hrs atividades

Fotos: Área de Serviço
Dica: Confira os "highlights" deste episódio no Instagram

T01E02:MULHERES


Alto Vera Cruz – BH / MG

Programa intensivo com duração de cinco semanas, direcionado exclusivamente a público feminino, a partir de 16 anos. Conteúdos trabalhados: ateliê de costura criativa com técnicas mistas de confecção e eletrônica; circuitos e instalações elétricas; marcenaria.

5 semanas / 3 oficinas / 85 hrs atividades

Fotos: Beth Freitas

T02E01:CARNAVAL


Alto Vera Cruz – BH / MG

Programa intensivo com duração de cinco semanas, direcionado a público em geral, a partir de 16 anos. Voltado à produção e customização de vestimentas carnavalescas, utilizando técnicas mistas de gambiologia, modelagem, costura e eletrônica, priorizando o reaproveitamento de materiais.

5 semanas / 15 encontros / 60 hrs atividades

Fotos: Beth Freitas

MINIDOC


Confira o vídeo resultante da primeira temporada do Favela Hacklab:

CARTILHA FAVELA HACKLAB


Elaboramos uma cartilha educativa com alguns dos projetos praticados durante o Favela Hacklab, além de outras dicas gambiológicas.
Baixe já para aprender e se divertir!

Clique aqui para baixar

IDEALIZAÇÃO / REALIZAÇÃO
Gambiologia
ARebeldia

COORDENAÇÃO GERAL E EDUCATIVA
Fred Paulino

CAPTAÇÃO DE RECURSOS / PRODUÇÃO LOCAL
ARebeldia (Danusa Carvalho e Flávio Renegado)

PRODUÇÃO
Casulo Cultura
Eloá Mata

EDUCADORES
Ângela Andrade (T02E01)
Beatriz Leite (T02E01)
Fernanda Tosta (T01E02 – Marcenaria)
Fred Paulino (T01E01 / T02E01)
Juliana Porfírio (T01E01 / T01E02 – Ateliê de costura criativa / T02E01)
Maurício Jabur (T01E01)
Sara Lana (T01E02 – Circuitos e instalações elétricas para mulheres)

ASSISTENTE
Carou Araújo (T02E01)

IDENTIDADE VISUAL
Xande Perocco

DESIGN GRÁFICO
Alexandre B. Brandão
Fred Paulino
Xande Perocco

FOTOGRAFIA
Área de Serviço (T01E01)
Beth Freitas (T01E02 / T02E01)
Renca Produções (T01E02)

CAPTAÇÃO EM VÍDEO
Área de Serviço
Renca – Produções e Interações Culturais

EDIÇÃO DE VÍDEO
Henrique Marques (Área de Serviço)

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Contra Regras

GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS
Área de Serviço
Fred Paulino

CENOTÉCNICO EXPOSIÇÃO
Richard Carvalho

COLABORAÇÃO
Comunidade Alto Vera Cruz
Kelly Cristina dos Santos
Paulo Waisberg

ASSESSORIA FINANCEIRA
Proart Minas (Sílvia Batista e Ângelo Batista)

EXPOSIÇÃO – INSTALAÇÃO CONVIDADA
“Máquina de Antônimos 2.0”, de Sara Lana